Partilho este artigo, publicado por Mundos de Vida , que me parece apropriado.
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MITOS (de que se fala) sobre a preparação de uma criança no JARDIM DE
INFÂNCIA para a ESCOLA PRIMÁRIA (recolhidos pela MUNDOS DE VIDA).
Os primeiros cinco anos de vida de uma criança são críticos. A sua
relação e as suas primeiras experiências com o ambiente que a rodeia vão
influenciar o desenvolvimento do cérebro, criando conexões neuronais
que vão constituir a base para o desenvolvimento da
linguagem, o raciocínio, a resolução de problemas, o comportamento e o
seu bem-estar emocional - características que vão determinar,
futuramente, o sucesso da criança na escola e na vida.
Existem,
no entanto, alguns MITOS (de que se fala) sobre o papel que o
Jardim-de-Infância deve ter na preparação da criança para a Escola
Primária, que é bom esclarecer:
MITO 1 – Ensinar o alfabeto todo é fundamental para preparar uma criança para a escola primária.
VERDADE: Não é assim. Aprender o alfabeto não é realmente fundamental.
Aos cinco anos seria, sobretudo, reflexo de uma memorização precoce. É
mais importante que as crianças saibam reconhecer as letras e
identificar os seus sons.
MITO 2 - As crianças precisam saber contar até 50, antes de entrar para a escola primária.
VERDADE: Não é assim. Embora seja importante que as crianças entendam a
ordem dos números, é mais importante que entendam a correspondência de 1
para 1 (que cada número contado corresponde a um objeto, a uma pessoa,
…) e compreendam a noção de quantidade.
MITO 3 – Quanto mais coisas a educadora ensinar à criança, melhor.
VERDADE: Não é assim. As crianças entendem melhor os conceitos quando
são elas próprias que estão envolvidas, ativamente, na exploração e na
aprendizagem, em vez de tudo lhes ser dito por alguém. O papel da
educadorae dos adultos é mais o de estar perto a estimular e a guiar, de
forma intencional, a sua aprendizagem.
MITO 4 - Quanto mais a
estrutura do programa de um Jardim-de-Infância se parecer com o
programa da Escola Primária, mais uma criança fica melhor preparada.
VERDADE: Não é assim. Uma criança pequena aprende melhor num ambiente
onde pode escolher a área onde quer brincar, onde possa selecionar os
próprios materiais, pelo menos numa parte do dia, e onde lhe é dada
liberdade para tentar fazer coisas novas, com o apoio da educadora que a
orienta na sua aprendizagem e nas suas descobertas.
MITO 5 - As crianças precisam de estar caladas na sala para aprender melhor.
VERDADE: Não é assim. As crianças pequenas precisam de um ambiente onde
se fale bastante, rico de palavras, onde os adultos criam interações
para elas poderem desenvolver a linguagem e aprender novas palavras.
MITO 6 – Para aprender a escrever, deve saber desenhar todas as letras.
VERDADE: Não é assim. Embora aprender o desenho da letra tenha valor,
para uma criança pequena, o mais importante é entender que se pode fazer
o registo das ideias no papel. Quando uma criança faz alguns rabiscos e
diz: "este é o meu pai", ou quando escreve o seu nome num desenho, a
criança começa a fazer, realmente, as associações significativas entre a
palavra falada e a palavra escrita.
Em síntese:
Nem
sempre saber “mais e mais cedo” é o melhor. Mais do que ensinar
"matérias escolares" para preparar a criança para a escola primária, o
que é mais importante no jardim-de-infância é dar à criança
oportunidades de explorar e fazer as suas experiências num ambiente onde
a educadora e os adultos assumem o papel de alguém que apoia, guia e
ajuda, com intencionalidade, a expandir a sua própria aprendizagem.
E se é verdade que um Jardim-de-Infância deve ajudar na transição,
também não é menos verdade que a Escola Primária (o que nem sempre
acontece ou da melhor forma) deve dedicar as primeiras semanas do
primeiro ano para apoiar a criança e os seus pais na transição,
ajudando-a a criar rotinas e sentir-se segura, numa nova etapa da sua
vida, apresentando-se, desde o primeiro dia, como uma "escola amiga da
família".
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