quinta-feira, 7 de abril de 2016

Projeto "Arte na Ciência"



De acordo com o projeto de Departamento, História com Estórias, desenvolvido no âmbito da comemoração do centenário do Museu Grão Vasco, estão a ser implementadas atividades de Educação em Ciência a partir da exploração de algumas obras de Vasco Fernandes (Grão Vasco). Neste sentido, propomo-nos abordar diversas dimensões relacionadas com o Estudo da Cor e as suas relações com a Luz.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
1. Introdução/Objetivos
A educação em ciência no Jardim de infância deve oferecer oportunidades às crianças de brincar e aprender explorando o meio que as rodeia. Assim, a aquisição de conhecimentos acerca do mundo natural e cultural deve fazer-se através da realização de atividades práticas (de observação, exploratórias, experimentais) que estimulem e facilitem a aquisição de conhecimentos/conceitos, processos e atitudes/valores. Tendo em conta a sociedade altamente tecnológica e informatizada, precisamos de crianças criativas, com espírito aberto ao novo e ao futuro. Incentivar a curiosidade e gosto pela descoberta; Desenvolver capacidades de observação de situações e fenómenos do quotidiano; Explorar diferentes formas de articulação entre a ciência e a arte; Estimular capacidades de concentração; Sensibilizar as crianças para a importância da Cor na vida diária; Promover o enriquecimento do vocabulário; Favorecer a compreensão acerca da atividade científica e seus “métodos”.
2. Processos/Procedimentos e Produtos
Relativamente a cada um dos assuntos a abordar está a ser feita uma auscultação e registo das ideias prévias das crianças, a partir das quais faremos a exploração dos conceitos/conteúdos subjacentes. Paralelamente, serão trabalhados diversos processos de pensamento científico (observar, classificar, prever, inferir, comunicar e registar, etc.) assim como atitudes e valores. Entre os vários tópicos podemos salientar: Padrões Mistura de cores Cores básicas e secundárias Cromatografia com vários pigmentos (naturais, químicos) Utilização do branco para introduzir a luminosidade nas obras dos pintores Tonalidades e gradação de cores Construção e exploração dos discos de Newton
 3. Relevância Pedagógica
O valor deste projeto está relacionado com as diversas aprendizagens, não só na área do Conhecimento do Mundo mas, também, com o enriquecimento e familiarização das crianças com o vocabulário de natureza científica e com o desenvolvimento das competências orais e escritas. Por outro lado, a abordagem destas temáticas permitirão ajudar as crianças, desde muito cedo a ultrapassarem conceções erróneas da Ciência, beneficiando futuras aprendizagens. Entendemos, ainda, que é fundamental estimular a capacidade de iniciativa das crianças ao nível da pesquisa e da descoberta, criando oportunidades para elas próprias delinearem pequenos projetos.

4. Parcerias
Museu Grão Vasco Câmara Municipal de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu Escola Secundária Alves Martins
5. Potencial de Execução
Mobilizar recursos internos do Agrupamento e externos relativos às parcerias mencionadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário