De acordo com o projeto de
Departamento, História com Estórias, desenvolvido no âmbito da comemoração do
centenário do Museu Grão Vasco, estão a ser implementadas atividades de Educação em
Ciência a partir da exploração de algumas obras de Vasco Fernandes (Grão
Vasco). Neste sentido, propomo-nos abordar diversas dimensões relacionadas com
o Estudo da Cor e as suas relações com a Luz.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
1. Introdução/Objetivos
A educação em ciência no Jardim
de infância deve oferecer oportunidades às crianças de brincar e aprender
explorando o meio que as rodeia. Assim, a aquisição de conhecimentos acerca do
mundo natural e cultural deve fazer-se através da realização de atividades práticas
(de observação, exploratórias, experimentais) que estimulem e facilitem a
aquisição de conhecimentos/conceitos, processos e atitudes/valores. Tendo em
conta a sociedade altamente tecnológica e informatizada, precisamos de crianças
criativas, com espírito aberto ao novo e ao futuro. Incentivar a curiosidade e
gosto pela descoberta; Desenvolver capacidades de observação de situações e
fenómenos do quotidiano; Explorar diferentes formas de articulação entre a
ciência e a arte; Estimular capacidades de concentração; Sensibilizar as
crianças para a importância da Cor na vida diária; Promover o enriquecimento do
vocabulário; Favorecer a compreensão acerca da atividade científica e seus
“métodos”.
2. Processos/Procedimentos e Produtos
Relativamente a cada um dos
assuntos a abordar está a ser feita uma auscultação e registo das ideias prévias das
crianças, a partir das quais faremos a exploração dos conceitos/conteúdos
subjacentes. Paralelamente, serão trabalhados diversos processos de pensamento
científico (observar, classificar, prever, inferir, comunicar e registar, etc.)
assim como atitudes e valores. Entre os vários tópicos podemos salientar:
Padrões Mistura de cores Cores básicas e secundárias Cromatografia com vários
pigmentos (naturais, químicos) Utilização do branco para introduzir a
luminosidade nas obras dos pintores Tonalidades e gradação de cores Construção
e exploração dos discos de Newton
3. Relevância Pedagógica
O valor deste projeto está
relacionado com as diversas aprendizagens, não só na área do Conhecimento do
Mundo mas, também, com o enriquecimento e familiarização das crianças com o
vocabulário de natureza científica e com o desenvolvimento das competências
orais e escritas. Por outro lado, a abordagem destas temáticas permitirão
ajudar as crianças, desde muito cedo a ultrapassarem conceções erróneas da
Ciência, beneficiando futuras aprendizagens. Entendemos, ainda, que é
fundamental estimular a capacidade de iniciativa das crianças ao nível da
pesquisa e da descoberta, criando oportunidades para elas próprias delinearem
pequenos projetos.
4. Parcerias
Museu Grão Vasco Câmara Municipal
de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu Escola Secundária Alves Martins
5. Potencial de Execução
Mobilizar recursos internos do
Agrupamento e externos relativos às parcerias mencionadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário