quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Para reflexão dos Pais das crianças da Sala 1

Deixem as crianças viverem o Natal com alegria

Com a aproximação do Natal vem o stress dos adultos que, fazem da existência de uma festa-espetáculo, de natal, com a presença das famílias, situação sem a qual se pode viver o Natal com alegria no Jardim-de-infância.
Quase que diariamente se ouvem as questões?
Vai haver Festa? Onde é?
 Os pais e irmãos e até os avós podem assistir?
Algumas caras ficam tristes quando ouvem a resposta, outras quererem exigir o que não é exigível…e outras, compreensivas que geralmente, são daqueles que já conhecem o trabalho realizado no JI.
Não, não sou contra as Festas de Natal.
Não, não sou contra a colaboração e participação das famílias no JI, mas defendo aquilo que acho o melhor para as crianças, defendo aquilo que proporciona o bem-estar e a alegria do meu grupo.
Se existem crianças desinibidas que não têm problemas em se expor em frente de uma plateia, em cima de um palco, outras, talvez a maioria, até na sala onde estão todos os dias, se inibem perante os colegas.
Quando não existe espaço, que permita este tipo de” Festa”, nas instalações do JI, a opção é sair para um espaço desconhecido para as crianças.
Para a realização destas “Festas”, as crianças têm ensaios diários, quase que são obrigadas a repetir e repetir, são pressionadas e a sua vontade de pouco vale…
Neste tipo de “Festa” a exibição é para os adultos desfavorecendo o espírito de partilha, geralmente as crianças ficam atrás do palco esperando sua vez de entrar …
Os Pais ficam contentes pois querem ver os seus filhos a brilhar, eu compreendo como mãe que sou…mas será que brilham?
Será que este momento é assim tão importante?
Não será melhor para as crianças, deste nível etário, realizar uma festa de Natal, no espaço que conhecem, que ajudaram a decorar?…
Não será melhor para as crianças estarem descontraídas e divertidas junto dos amigos e partilharem com eles momentos de música, teatro e dança? Sem pressões, sem stress…
O momento fica registado de um modo informal e chegará aos Pais para mais tarde recordar…
E já agora partilho uma ideia:
 No JI existem muitas festas, existem muitos momentos com brilho, existe uma vida diária de projetos, de atividades… que são dignos de um olhar especial dos Pais.
Apelo à reflexão dos Pais da sala 1.
E também deixo uma pergunta: o Pai Natal vem ao JI, como sempre, trazer uma prenda para as crianças. A prenda è dada no Jardim-de-infância, o dinheiro é dado pelos Pais, quem deverá escolher a prenda?
Sempre foram as educadoras…porquê a mudança?
Quanto à Festa de Natal a decisão cabe à Equipa pedagógica e a escolha é não sair do JI.
As nossas crianças vão viver o Natal com alegria, sem stress.
Feliz Natal para todos.

A Educadora
Fátima Lares


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente! Lembro me que, no primeiro ano, também tinha essa espetativa de poder assistir à festa de Natal, mas mais tarde conclui que tudo o que a Fátima refere é, efetivamente, verdade. Esta é uma escola de sucesso pedagógico, porque o bem estar das crianças sempre foi posto acima de qualquer opinião divergente. Como mãe, há quase 6 anos consecutivos nesta escola, só tenho a dizer que continuem com o excelente trabalho. Boas festas para todos!

    ResponderEliminar
  4. Quanto à escolha da prenda, deixem essa tarefa para o Pai Natal! ;-)

    ResponderEliminar