terça-feira, 11 de março de 2014

Higiene oral

                                             Os bons hábitos começam cedo.
 

Uma das muitas coisas maravilhosas é ver os seus filhos a crescer, é vivenciar a maneira como aprendem consigo. Neste momento, você representa o que é mais importante nas suas vidas. O que faz e o modo como o faz é muito importante. 
Escovar os dentes é um bom exemplo. Se virem o que faz e acharem divertido, aprenderão e começarão a gostar de fazê-lo mais rapidamente. E, ao crescerem, quererão fazê-lo sozinhos.


 Além de ser muito importante para o seu crescimento e independência, é também muito importante que esteja atento enquanto escovam os dentes, para certificar-se que estão a fazê-lo corretamente e que engolem, o menos possível, a pasta de dentes. 
Fazer com que os seus filhos escovem os dentes de manhã e à noite seja uma rotina, é fundamental para que tenham uma dentição saudável quando forem mais velhos. Fazer com que as crianças escovem os dentes duas vezes por dia pode ser um desafio. 
Tal como tudo na vida, se tornarmos a experiência divertida, as coisas correrão melhor!  Lembre-se apenas que terá ainda de supervisionar e certificar-se que escovam os dentes corretamente e que não engolem a pasta de dentes. 
 Encontre aqui regras básicas para partilhar com os seus filhos. Deste modo, procederão correctamente desde o início. 
- Comece sempre numa das pontas da dentição superior. Poderá aproveitar para fazer um jogo: Logo que eles saibam começar nos dentes de cima, coloque a escova à frente dos dentes de baixo e num tom brincalhão pergunte, "Posso começar aqui?" Brincar é muitas vezes a melhor maneira de aprender. 
 Fazer com que escovem os dentes em movimentos circulares é muito mais complicado do que parece. Praticar um pouco antes de pôr a escova na boca pode realmente ajudar. Quando estiver a escovar-lhes os dentes, diga-lhes onde está a posicionar a escova e continue a contar-lhes sobre os pequenos círculos que está a fazer. Deixe-os também tentar, e não se esqueça de felicitá-los pelo bom trabalho.
Não se esqueça de lhes dizer para também escovarem as gengivas. Gengivas saudáveis são tão importantes como dentes saudáveis! Certifique-se que compreendem que as superfícies interiores dos dentes são igualmente importantes. A placa bacteriana acumula-se tanto nessas zonas como nas superfícies de mastigação dos dentes.
 As superfícies frontais, posteriores, e o topo dos dentes devem ser bem escovados. Agora, repita o processo com a dentição inferior. 
 Uma das melhores coisas de ser-se criança é que se aprende muitas coisas novas todos os dias. Embora os seus filhos possam querer escovar os dentes sozinhos, é incrivelmente difícil para eles fazerem-no corretamente até aos 7 anos de idade. Portanto, quando os seus filhos mais novos acabarem de escovar os dentes, deverá escovar-lhes as zonas que eles têm tendência a escapar (os dentes de trás e as superfícies interiores). Após a escovagem, os seus filhos deverão cuspir, mas sem enxaguar, para que o flúor possa continuar a proteger-lhes os dentes. 
Se não gostarem de escovar, claro que existem algumas crianças que simplesmente não gostam de escovar os dentes. Experimente escovar os seus dentes ao mesmo tempo - fazerem-no juntos irá inspirá-los. Ou, melhor ainda, transformar a escovagem de dentes num jogo no qual escovam os dentes um do outro. 

 Por Aquafresh Júnior

Sem comentários:

Enviar um comentário